git | Glossário

Entenda os termos mais usados em git e saiba se comunicar como outros programadores

Glossário git

Termos mais usados no git

Dentro do git, temos vários termos específicos. Com o tempo irá se familiarizar com todos esses termos. Enquanto isso, temos uma colinha!


add

O add é um comando que executamos para enviar as atualizações salvas em nosso ambiente local para stage (explicado mais adiante). Basicamente estamos dizendo 'vou querer agrupar essas alterações no próximo commit'. Fazemos isso com o comando git add *, sendo que o * na verdade deve ser subsituído por uma das seguintes opções:

  • . (ponto) para selecionarmos todas as alterações feitas em ambiente local
  • pasta/nomedoarquivo.ext para adicionarmos apenas um arquivo específico
  • pasta/* para selecionar todos os arquivos numa pasta específica

Exemplos do comando completo:

git add .
git add ./assets/css/style.css
git add ./assets/js/*

branch

Como o git trabalha com versionamento dos arquivos, além de podermos acessar os arquivos da forma que estavam em determinada data, também conseguimos criar e acessar cópias exatas do projeto naquele momento, naquele estado. Essa cópia, ou instância, é o que chamamos de branch.

// Para criarmos uma branch, usamos:
git checkout -b nome-da-branch

// Para acessarmos uma branch, usamos:
git checkout nome-da-branch

Perceba que é o -b é que indica que estamos criando uma nova branch.


commit

O commit nada mais é do que um 'pacote de alterações' que fizemos nos arquivos e pastas. Cada commit possui um ID próprio, para que possamos localizá-lo posteriormente. Esse ID irá referenciar ao commit, que é o pacote de atualizações feitas naquele projeto, naqueles arquivos, naquela hora - e naquela branch.

É sempre importante darmos um 'nome' para nosso commit, pois apenas com o ID que ele recebe automaticamente fica difícil de identificar rapidamente quais as alterações no commit. Fazemos isso acrescentando -m ao comando, assim:

git commit -m 'Descrição do nosso commit'

pull

O comando pull é usado para 'puxarmos' as atualizações, ou seja, para capturarmos as atualizações feitas no repositório remoto de origem e trazermos para nosso ambiente local. Fazemos isso com o comando git pull.


pull request (PR)

O Pull Request - ou PR - é usado quando finalizamos uma feature e queremos que fique disponível para outros usuários e/ou em outros repositórios remotos (de um mesmo projeto). Então abrimos essa PR para que outros possam visualizar esses códigos.

Para concluir o processo do PR, o código atualizado é revisado e, se estiver tudo certo, a branch com a nova feature é mergeada com a branch desejada.


push

O comando push é usado para 'empurrarmos' as atualizações, ou seja, para subirmos as atualizações feitas no ambiente local para o repositório remoto de origem. Fazemos isso com o comando:

git push

Podemos ainda especificar para qual branch e local do repositório queremos enviar as atualizações:

git push origin master

Nesse caso estaríamos enviando as atualizações para o repositório de origem na branch master.


stage

Quando vamos preparar um commit (um pacote de atualizações), precisamos salvar os arquivos alterados e depois adicioná-los ao stage. Somente assim conseguimos 'commitar' as alterações para então enviar as atualizações para repositórios remotos.

Esse stage então agrupa todas as atualizações que serão enviadas no próximo commit.

Agora sim podemos ir para o que realmente interessa: !